domingo, 9 de outubro de 2011

Mangás - Como guardar

Yo minna! Trago algumas dicas baseadas na postagem do Chuva de Naquim, agora vocês poderão cuidar da maneira correta dos seus mangás para evitar danos indesejáveis não que haja algum dano desejável né.

Onde guardar - Prateleiras cheias de mangás sem dúvida é o sonho de consumo de todo bom otaku, mas devemos prestar atenção em muitos detalhes antes de sair colocando uma na parede e expondo os nossos amados e caros mangás pra todo mundo que entrar no seu quarto ficar morrendo de inveja rs. Evite prateleiras baixas, mangás costumam ter capas de cores variadas e são um atrativo e tanto para crianças pentelhas e que já conseguiram destruir todo o resto das suas coisas. Repare também se não bate sol no local que você escolheu para a prateleira não existe protetor solar para mangás e certifique-se também que a parede não tenha problemas com umidade eterna arquirrival do papel. Caso a prateleira seja de madeira, preste atenção na possível aparição de cupins e traças que chegarão pra fazer a festa e o prato principal será tudo que eles conseguirem consumir.

Como ajudar na conservação - Já é rotineiro os otakus embalarem os seus mangás com saquinhos (geralmente aqueles com furinhos para fichários), mas apenas embalar não é suficiente. Certifique-se que não entra poeira na embalagem lacrando-a bem e evite deixar ar dentro dela. Caso for embalar vários mangás com um saquinho só, não os deixe muito sufocados pra com o tempo as capas não "grudarem" umas nas outras.

Melhor maneira de guardá-los - Na posição vertical. Se guardá-los na horizontal terá muita dificuldade para tirá-los e colocá-los, sem falar que os que ficarem mais abaixo sempre estarão sendo pressionados pelo peso. É perigoso você devolvê-lo ao seu lugar com pressa e criar uma orelha medonha na capa do pobre mangá, o que seria uma grande tragédia. T__T'

Como fazer a limpeza - Use um pano macio, limpo e bem seco. Coisa simples, nada de passar pano umidecido até porque seria muita burrice ou produtos de limpeza porque podem (aliás, vão) danificar o material e conseqüentemente alterá-lo.

Cuidados extras - Seja adepto a mania otaku de não arreganhar o mangá e também de não permitir que ninguém o faça, já sofri com queda de folhas e foi mais triste do que queda de cabelo após tingir com as cores do arco-íris q. E não seja como a @oimaggie que é uma pessoa pura, inocente, ingênua e de bom coração que empresta os seus lindos bebês (leia-se mangás), nem todo mundo é como eu que cuidava deles como se fossem bebês de verdade U_U *vai cuidar melhor dos mangás do que dos próprios filhos*

Finalizo com a foto da minha prateleira (ainda vazia T__T porque não estou trabalhando no momento), foi feita (pelo meu otou-san lindo ♥) em madeira. Todos os mangás estão em plásticos de seus respectivos tamanhos 8D *sabe onde comprar* e ignorem os mangás deitados, estavam esperando para serem devolvidos @-@ *assim como mais uns na foto*
ps.: os Hellsing repetidos são por conta da queda de folhas T__T e os que faltam estão com a @oimaggie linda =B

Espero que tenham gostado das dicas ^^ sore ja!

4 comentários:

  1. oi
    gostei das dicas
    mandei fazer uma prateleira para meus mangas
    e vou colocar portinhas de vidro, para proteger, queria saber onde voce compra os plasticos *-*
    porque eu nao acho do tamanho certo ^^
    arigatou ^^

    ResponderExcluir
  2. Compro sacos plástico em uma loja de descartáveis que tem aqui perto de minha casa. Compro por quilo e economizo bastante dessa forma.

    ResponderExcluir
  3. quere se for possivel responder minha pergunta
    Eu guardo meus mangas no Plástico PVC, então dificil ficar ar dentro dele, mais eu li em muitos foruns que se não deixar o mangá "respirar" ele oxida mais rapido, agora devo ou não embalar eles em plastico pvc???

    ResponderExcluir
  4. Olha mais alguem que tem os mangás do Rosario+Vampire

    ResponderExcluir