sábado, 3 de setembro de 2011

Kokeshi as lindas bonequinhas artesanais Japonesas





Olá meus queridos leitores, como vão vocês?


Eu acho que eu já abordei de tudo nas minhas postagens. Hoje vou mostrar o lindo artesanato japonês, mostrarei umas bonequinhas muito lindas.

Olhem abaixo como e com o que elas são feitas, para que servem, como surgiram e algumas superstições sobre elas.



  • Histórico: As Kokeshi foram produzidas inicialmente pelos Kiji-shi (Artesãos da madeira), em Shinchi, em Tagata (Miyagi), de onde a técnica se espalhou para outras áreas das estâncias termais da região de Tohoku.

  • Diz-se que estas bonecas foram feitas originalmente em meados do período Edo (entre 1600-1868).

  • Elas existem em 2 formatos diferentes eles são:


  • Tradicional: As formas tradicionais da Kokeshi (Dento), seguem certos padrões particulares e são oriundas de uma determinada área. Compreendem onze tipos:


  1. Tsuchiyu

  2. Togatta

  3. Yajiro

  4. Naruko

  5. Sakinami

  6. Yamagata

  7. Kijiyama

  8. Nanbu

  9. Tsugaru

  10. Zao-Takayu

  11. Hijioro


  • O tipo mais comum é o Naruko




  • Criativas: As formas Criativas da Kokeshi (Shingata) o artistapermite-se total liberdade para dar-lhe formas, desenho e cores.

  • Elas não são restritas a uma determinada região do Japão, eos artistas das Kokeshi Criativas moram em grandes cidades.


Essas bonequinhas tem alguns significados, vejam eles abaixo.

Significados metafóricos:




  • Crianças Perdidas

  • Alma das crianças, que as bonecas levem todo o mal que as crianças por ventura possam sofrer em vida, esse é o motivo mor da boneca kokeshi.



  • Religião: Os japoneses, especialmente da Ilha de Okinawa adotaramo costume de usar a boneca em cerimônias de enterro ou crematório de seusentes queridos.


  • Crianças com morte pré-matura, ou antes de completar os 12meses de idade teriam sua alma fixada nas tradicionais bonecas, para que não sesentissem perdidas na situação além-morte.

  • Os familiares mantém a boneca sobreas lápides ou em casa quando o corpo é cremado. É tradição adotar bonecas"abandonadas" com a justificativa de boa sorte no lar.

  • Os japoneses oferecem comida, brinquedos e entre outras coisas para as bonequinhas para evitar má sorte ou maldição.



  • Curiosidades: As kokeshi tinham um simbolismo espiritual e religioso muito fortepara os antigos camponeses japoneses. Eles davam as kokeshi de presente para ascrianças, pois também se acreditava que as crianças estavam na fronteira entreos seres humanos e os espíritos. Quando as crianças cresciam, os camponesesacreditavam que as bonecas (e seu simbolismo espiritual) deveriam retornar àsmontanhas (a nascente das águas termais da região de Tohoku, berço doskokeshi). Assim, os camponeses queimavam as bonecas japonesas para que elasretornassem às montanhas através da fumaça. Por isso, é muito raro encontrarbonecas kokeshi antigas.



  • Desde 1954, todos os anos, no início de setembro, as pessoas se reúnemem Naruko Onsen (Águas Termais de Naruko) onde artesãos de todo o paíshomenageam a arte do kokeshi numa competição em que o primeiro colocado recebea premiação do primeiro-ministro do governo japonês.



  • As Kokeshi também podem ser fabricadas em padrão industrial com bastanterequinte e detalhes. Veja ao fim da postagem o vídeo (em Inglês/Japonês) da empresa UsaburoKokeshi, especializada na fabricação de de brinquedos tradicionais japoneses e bonecas japonesas.


Bom agora mostrarei alguns modelos dessas bonecas e dois videos que mostram a fabricação das bonecas. Veja as amostras de mídia e foto abaixo:







Quarto decorado com o tema da boneca Kokeshi






Estojo de maquiagem em forma de Kokeshi







Boneca Criativa






Boneca Tradicional






Cola Bastao em forma de boneca Kokeshi






Lápis Kokeshi






Chaveiro Kokeshi


Vídeo:




Bem eu vou ficando por aqui e ate o próximo sábado, eu espero que vocês tenham gostado da postagem de hoje.

Kisssus da London ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário