segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Debate - Gráficos ou Jogabilidade, Tibia em Pauta


Olá leitores!
Trago hoje para vocês o primeiro debate do Seven Otaku, e o tema será relacionado com o assunto do post passado. O que é mais importante para um game? Gráfico ou Jogabilidade, e para discutirmos melhor iremos colocar em pauta um MMORPG que faz sucesso mesmo sem qualidade de gráficos, Tibia.

E para o nosso primeiro debate foi convidado dois estudantes de Tecnologia em Jogos Digitais, Clésio Belizario Junior e Hiago Martins, e para completar nossa mesa também foi convidado Leonardo Dugolin que é tradutor da Sugoku Kawaii Scanlator.

Agora vamos ao debate!


Seven: Como conheceu Tibia? E qual foi o primeiro impacto que o jogo lhe causou?

Clésio: Conheci Tibia por um amigo, estava tendo contato com a internet pela primeira vez naquela época, então achei fantástico o jogo, pois foi o primeiro MMORPG que joguei, quando conheci não liguei para os gráficos, apenas queria me encontrar com meus amigos em um lugar diferente e ir matar alguns ratos com ele, pois eu era muito noob naquela época.


Hiago: Meu primo me mostrou, isso foi em 2006, época em que a maioria das pessoas tinha internet discada. Gostei do ângulo, conseguia ver tudo o que estava acontecendo e mesmo assim podia me focar no meu personagem.


Leonardo:
Conheci Tibia simplesmente pesquisando na internet à muito tempo atrás. Na primeira visão não foi nada especular, na época não existia jogos como WoW, por exemplo.


Seven: Falando da Jogabilidade, o que faz você querer upar em Tibia?

Clésio: O que me faz querer upar no tibia acredito ser a mesma razão dos outros MMORPG's, ficar mais forte para poder caçar bichos mais fortes, aprender magias e usar armas melhores, poder se divertir com os amigos em quests mais divertidas e difíceis e com certeza pvp e as tretas de guild, que sempre foi os pontos mais atrativos dos mmorpgs.


Hiago:
Quero ficar mais forte para poder proteger meus amigos quando estivermos caçando em grupo ou fazendo uma quest perigosa.
Eu caço dragons por diversão, upar é só uma consequência disso.
Existe um requisito de level para usar algumas armas/magias.
Quanto mais alto seu level, mais respeito você tem dos outros jogadores.


Leonardo: Novos desafios, como quests que o próprio jogo possui ou matar monstros especialmente perigosos. Por incrível que parece no Tibia, certos monstros possuem jeito certo de matar, como os Dragons, que é necessário ficar na vertical dele, caso contrário, ele poderá lhe acertar com uma rajada de chamas.


Seven: O sistema de PK's é favorável ao jogo ou é complicado para os noobs?

Clésio: Tibia é um jogo que exige que o player sobreviva, pois morrer te traz muito prejuízo, por isso acredito que Pk é um dos maiores motivos dos players pararem, então complica sim o jogo para os noobs, mas a maioria das vezes isso acontece por falta de precauções, players que não conhecem o jogo e vão em lugares que não devem, ou andam por ai sem poção.


Hiago: Isso é a sua escolha, já que existem 3 tipos de mundos: (PVP normal, Optional PVP e Hardcore PVP). Se você estiver começando, recomendo jogar no Optional, onde tudo é mais facil, só que ninguém se respeita.


Leonardo: O sistema de Pk é favorável para os jogadores. O jogo puni severamente aqueles que querem fazer uma chacina torto e a direita, mas se você quiser matar uns ou outros é livre para isso e deverá arcar com as conseqüências disso. Quantos as newbies, bem o Tibia em si, não é um jogo complicado.


Seven: Sabemos que Tibia não possui bons gráficos e que não possui sons, mas tirando os fatos obvios existe algo que faz falta ou que prejudica o jogo?

Clésio: A unica coisa que eu vejo que realmente prejudica o jogo é a diferença de vantagens entre um player com conta Premium e um player Free, mas isso são coisas que qualquer um pode ter já que o valor mensal da conta Premium não é tão caro.


Hiago: As pessoas no jogo, estou passando por uma fase em que se você não tem guild, é alvo.


Leonardo: Acredito que o som é uma questão um pouco estranha nos jogos, porque poucos possuem uma boa trilha sonora, no final, você acaba desligando o som e colocando sua música. Faz falta uma animação para ataque. Melhoraram muito as animações das magias desde das versões antigas, mas ainda falta algo para os ataques melee e de range. Na verdade é essa questão que faz muitos não gostaram do jogo: Ficar parado enquanto seu personagem “atinge” o alvo.


Seven: Entre World of Warcraft, Ragnarok e Tibia qual dos três você escolheria para ser excluído?

Clésio: Dos três que foram citados eu jogo ou joguei todos, cada um se caracteriza por algo diferente, WoW pela suas instâncias super bem boladas, Ragnarok pela famosa Woe e Tibia pelo seu sistema de jogo que se diferencia de todos, quanto mais variedades de MMORPG's existirem, com aspectos diferentes uns dos outros claro, mais opções de diversão teremos com nossos amigos, por isso eu não consigo excluir nenhum dos três.


Hiago: Ragnarok. Não que o jogo seja ruim, mas joguei durante um bom tempo e não consegui ver a mesma interatividade que nos outros jogos.


Leonardo: Eu tenho HD suficiente, manteria os três (risos).

Seven: O que você falaria para o leitor que nunca jogou Tibia?

Clésio:
Eu apenas diria para ele esquecer um pouco o que a sony nos ensina (gráficos, gráficos e mais gráficos) e testasse o jogo, pois é fantástico.


Hiago:
Você deveria experimentar, vamos lá eu te ajudo se você começar no mesmo mundo que eu!


Leonardo: Não julgar pela capa. Se você é, como eu costumo chamar, grafic ruler, ou seja, uma pessoa somente interessada no gráfico do jogo, não tente jogar Tibia. Agora se você possui uma tolerância a gráficos maior, tente jogar, experimente, será mais divertido ainda com amigos.


Seven:
E se Tibia fosse refeito com gráficos melhores, funcionaria?

Clésio: A
credito que se ele fosse refeito com gráficos melhores talvez ele funcionasse, mas não da maneira que ele é agora, é preciso avançar muito no jogo ainda pra poder melhorar os gráficos para um 3d por exemplo, ja que ele perderia muita coisa que só pode ser feita com os gráficos que são hoje.


Hiago:
Não entendo o porquê de implicar com os gráficos do Tibia, ele é estilo cartoon, não tem como virar algo muito melhor do que ja é. Mas se refizessem todos os sprites de todos os itens, não sei o que poderia acontecer.


Leonardo:
Acredito que não. Muitos dos jogadores do Tibia, gosta dele no formato que ele é. Acredito que melhorar seria ótimo, mas refazer seria arriscado.


Seven:
Gráficos e Jogabilidade podem andar juntos? Ou quanto mais um menos o outro?

Clésio: G
ráficos e Jogabilidade podem andar juntos sim, só que um sempre vai limitar o outro, é como uma placa de vídeo que quando você a configura tem que escolher qual vai querer mais, qualidade ou desempenho, podemos olhar os Gráficos e Jogabilidade por esse ângulo.


Hiago:
Até certo ponto. Se eu começo a atacar usando meu machado com apenas um clique, não vejo motivo para mostrar o seu personagem fazendo acrobacias com a arma. Agora, se você comanda completamente seu personagem, aí sim seria bom ter gráficos.


Leonardo:
Podem, WOW está ai para provar isso. Podem até mesmo 100%, o problema é questão de custo e benefícios. Certos jogos querem focar um grupo de jogadores e focam em gráficos, por exemplo. A Nintendo é a empresa que mais entende desta questão, tanto é que ela possui uma pesquisa inteira sobre tal assunto e ela concluiu que a jogabilidade deve ser maior que o gráfico.


Seven:
Daqui a cinco anos, Tibia ainda vai estar com a atual quantidade de players?

Clésio: O
jogo caiu bastante a quantidade de players nos últimos anos, mas agora esta voltando a subir, acredito que se o jogo manter atualizações inovando quests, itens e tudo mais ele irá sim manter os players.


Hiago:
É difícil imaginar esse jogo depois de tanto tempo, nunca se sabe o que vai acontecer no próximo update. Mas não pretendo parar de jogar, meu sonho é conseguir blockar todas as criaturas.


Leonardo:
Acredito que não, mas não sei se vai aumentar ou diminuir. Tibia, a uns 4 anos atrás tinha na faixa de 60 mil players online diariamente, hoje beira nos 40 mil, acredito que a tendência é manter nessa quantia.


Seven:
Se alguma empresa jogasse no mercado um MMORPG como Tibia, faria sucesso ou desaparecia mais rápido do que foi inventado?

Clésio:
Bem, eu acho que se fosse como Tibia nao faria sucesso algum, seria como Perfect World, que é um WoW diferente, o jogo faz seu sucesso sim, mas nunca chegará a uma grande escala como o WoW, podemos pegar como exemplo o Zezenia que é um jogo parecido com Tibia em termos de Gráficos e Jogabilidade, não faz sucesso, pois o pessoal prefere jogar Tibia do que jogar um genérico.


Hiago:
Não faria sucesso, Tibia possui uma história muito grande. sem falar que seria plágio.


Leonardo:
Desapareceria. Temos exemplo disso: Zezenia e Phobos. Dois jogos que se inspiraram no Tibia, mas infelizmente eles não parecem que um dia vão crescer, pelo menos não tanto quanto Tibia.



E assim chegamos ao fim, muito obrigado a vocês três, acredito que muitos gamers compartilham das mesmas opiniões afinal Tibia está no ar a 14 anos, mas é verdade que quanto mais evoluímos, mais corremos atrás de gráficos.

O debate de hoje fica por aqui, se quiser mandar comentários ou também opinar pode ficar a vontade para comentar e poderá também se comunicar com os entrevistados durante a semana pelos comentários.

Até pessoal \o

Um comentário:

  1. Debate interessante, eu joguei pouco tibia huhsahu
    mas apesar disso eu concordo com os entrevistados ;D

    Kissus

    ResponderExcluir