sábado, 13 de agosto de 2011

A Historia do Manekineko - o gato japonês da sorte!


Olá queridos leitores.

Eu acho que alguns de vocês conhecem esse gatinho da foto, e ja devem ter visto em lugares onde vendem enfeites com temas Japoneses.
Mas vocês sabem o nome desse gatinho tão fofo?
Bom o nome dele é Manekineko ele representa Sorte e Prosperidade nos negócios.

Postarei um artigo de um site sobre as lendas sobre esse gatinho.
Segue abaixo o artigo.

"Existem muitas versões da história, mas a mais contada é a seguinte: em algum momento durante o período Edo do Japão (1603-1867), um nobre avistou um templo arruinado nos arredores de Tóquio. Enquanto passava, reparou no gato do dono do templo, que parecia acenar para ele. Intrigado e talvez um pouco nervoso, aproximou-se. Nesse momento um raio atingiu o lugar onde ele estava.
O nobre, que acreditava que o humilde felino havia evitado sua destruição, deu ao templo dinheiro e terras. Anos mais tarde, quando o gato morreu, ele mandou fazer a primeira imagem de Maneki Neko em sua homenagem. De acordo com algumas versões do conto, o lugar em questão era o famoso templo Gotoku-ji, perto de Tóquio. Não se sabe se a história é verdadeira. Entretanto, a popularidade da estátua do gato entre os japoneses é indiscutível. Elas são produzidas aos milhões. As versões variam de cofrinhos a enfeites de carro, todas com o objetivo de atrair dinheiro e sorte a seus donos, como fez o felino original."

Uma pequena Curiosidade: A cultura pop espalhou a influência do talismã pelo mundo todo, às vezes de maneira inesperada. Um dos personagens mais famosos do desenho animado Pokémon, Meowth, é uma personificação do Maneki Neko. E a popularmente conhecida Hello Kitty carrega mais do que uma ligeira semelhança com o famoso felino. Até mesmo seu nome (Hello = olá; Kitty = gatinho, ou seja, gatinho que cumprimenta) é considerado por alguns uma tradução livre do gato que acena.

Ai vocês me dizem: Nossa esse gatinho deu origem a Hello Kitty?
Sim ele deu sim, a Hello Kitty é uma influência e um pequena imitação ao gatinho Manekineko

Meus queridos leitores, interessante essa historia desse gatinho.
Além de ser fofo ele ainda da sorte, o que vocês acham de de correr ate a loja mais proxima e achar um gatinho desses, além de enfeitar trará muita sorte a você e sua familia.

Espero que vocês tenham gostado do post de hoje e ate o próximo sábado.

Kissus Da London.


Aviso: Esse artigo da postagem eu tirei do portal Idade Certa, então eu dou todos os créditos ao portal e os agradecimentos por fornecer uma fonte completa.

2 comentários:

  1. Gatos: dominando o mundo desde o período Edo.

    Só uma coisa que já li em algum lugar: dependendo de qual pata (direita ou esquerda) está levantada, atrai determinada coisa. Estou 'correcta' em minha afirmação ?

    Muito bom o post !

    ResponderExcluir
  2. Eu vou ser uma japonesa na exposição escolar.Tem um trabalho sobre algo legal que o pais que eu escolhi tem.O Maniekoneco é o melhor! Antes,eu achava que o nome era Maneco-Neco.Amei o post! Obg!

    ResponderExcluir