domingo, 21 de agosto de 2011

Anime e Mangá - Termos

Hoje citarei termos utilizados comumente, mas dos quais muitos podem ter uma definição vaga.

Fan Service

Fan service (fanservice, service cut ou simplesmente service) são termos de definição utilizados nas mídias visuais, particularmente por fãs de anime e mangá, referindo-se a elementos supérfulos à história principal, mas incluídos para divertir, entreter ou atrair a audiência. Muitas vezes incluem situações de forte conotação sexual ou erótica (ecchi).


Gaiden

Gaiden (literalmente "transmissão exterior") é um termo japonês que refere-se a histórias paralelas em animes e mangás. Geralmente elas tratam da origem do personagens no mangá em que ocorrem.


Kawaii

A palavra kawaii (fofo, bonito) é um adjetivo japonês largamente utilizado nos animês e mangás e por fãs destes gêneros. Desde a década de 1970, o termo tornou-se um aspecto proeminente da cultura japonesa: no entretenimento, roupas, comida, brinquedos, imagem pessoal, comportamento e modos de agir; tornou-se muito popular entre os adolescentes japoneses uma forma de escrita infantilizada. Yamane Kazuma criou este termo durante seu estudo sobre a escrita entre 1984 e 1986.


Light novel

As light novels (literalmente romance(s) rápido(s)) são romances com ilustração geralmente no estilo anime/mangá, normalmente tendo como público alvo adolescentes e jovens adultos. A expressão light novel é um wasei-eigo, termo japonês que é formado por palavras da língua inglesa. Light novels também são chamadas de "ranobe" ou "rainobe" como abreviatura.


Omake

Omake (extras) diz respeito, no Japão, aos capítulos extras ou tirinhas nos mangás, extras nos DVDs e nos jogos incluídos na compra de algum produto. No Ocidente, refere-se apenas aos extras que vêm incluídos na compra de anime ou mangá.


Tsundere

Tsundere é um termo japonês para uma personalidade que é inicialmente agressiva, que alterna com uma outra mais amável. É uma combinação de duas palavras, tsuntsun e deredere. Tsuntsun é a onomatopeia para "frio, brusco", e deredere significa "tornar-se amável/amoroso". Tsunderekko é um nome relacionado, e se refere para uma garota com uma personalidade tsundere.


Yandere

É o antônimo de tsundere, no qual uma pessoa é inicialmente amigável se tornando violenta mais tarde.

Meganekko

Utilizado para se referir a uma garota que usa óculos.


Citei apenas os termos mais utilizados, a disposição das imagens na postagem foi inpirada no forró que eu e o Horo dançamos ontem espero ter ajudado! ^^

Sore ja o/

2 comentários: