domingo, 31 de julho de 2011

Animes e Mangás – Público destinado

Yo! A postagem de hoje da continuidade a explicação das subdivisões básicas de mangás e animes, abordando os diferentes tipos de público a qual é destinado. As classificações valem tanto para impressos quanto para animações.

kodomo

É voltado para o público infantil. Também podem ser conhecidos como Kodomomuke mangá ou Kodomomuke anime, uma vez que “Kodomo” em japonês significa criança(s). Possuem ambientação e temática infantis, e enredo simples com narrativa clara para que assim as crianças compreendam o que esta sendo transmitido.

Exemplos: Astro Boy, Hamtaro e Pokémon.


shōjo

A palavra utilizada para designar o estilo voltado para garotas significa, literalmente, menina(s). No Ocidente, são mais conhecidos os romances ou comédias românticas que geralmente envolvem personagens da mesma idade do público-alvo. Porém o Shōjo também pode abordar conteúdo histórico, de terror ou ficção científica. O primeiro mangá considerado Shōjo foi A Princesa e o Cavaleiro criado pelo mangaká Osamu Tezuka.

Exemplos: Lovely Complex, Sakura Card Captors e Full Moon wo Sagashite.


shōnen

Assim como as nomenclaturas anteriores, o nome tem significado relacionado direto com o público-alvo (garotos), mas também pode interessar a garotas e outras faixas etárias. As características mais comuns são os enredos humorísticos e as cenas de ação, superação de desafios, competição e a perseverança, onde a vitória deve ser alcançada a qualquer custo. Muitas histórias dão ênfase à camaradagem entre homens em times ou equipes.

Exemplos: Dragon Ball, Katekyo Hitman Reborn e FullMetal Alchemist.


josei

É o “amadurecimento” do Shōjo, voltado para mulheres. São histórias mais realistas, tendo como foco o cotidiano feminino. Possui o traço mais sóbrio, praticamente não possui fantasia e não há restrições quanto ao conteúdo da história. Atualmente a abordagem de histórias do gênero Yaoi e Yuri tem crescido muito, já que a cultura japonesa acha romântico o amor proibido entre pessoas do mesmo sexo.

Exemplos: Pet Shop of Horrors, Honey and Clover e Paradise Kiss.


seinen

Em japonês significa “homem jovem”, e é voltado para o público masculino entre 20 e 40 anos. O conceito “maduro” para a sociedade japonesa é diferente do qual estamos acostumados. Suas histórias podem conter personagens em idade escolar ou com a mesma faixa etária do público-alvo, não há restrições quanto ao conteúdo e também abordam problemas do cotidiano. Uma característica importante é que o Seinen utiliza kanjis de nível universitário.

Exemplos: Afro Samurai, Gantz e xxxHolic.


gekiga

Significa “figuras dramáticas”, é o termo utilizado para definir um tipo de obra mais adulta, sendo destinado para a faixa etária dos 18 aos 30 anos de idade. Retrata tanto temas realistas quanto fictícios. É substitutivo do termo graphic novel e tem um traço de fácil identificação.

Exemplos: Sanctuary, Kozure Okami e Hokuto no Ken.


Espero que isso facilite na hora de descobrir se um mangá ou anime será de seu agrado. Sore ja! ^^

2 comentários:

  1. Não pode-se esquecer também que mangás/animes seinen são aqueles que possuem violência explícita, mistério e batalhas mentais. Logicamente pode-se ter mangás classificados como shounen com algumas dessas características, o próprio Death Note, por exemplo, não é um mangá/anime que considero muito shounen, as batalhas mentais envolvidas não parecem terem sido feitas para "garotos". Enfim, é só uma opinião, corrigem-me se eu estiver errado.

    ResponderExcluir
  2. Esta certo sim xD é que eu tentei resumir tudo isso em "não há restrições quanto ao conteúdo" AUHSAUISASUIH

    obrigada pelo comentário ^^

    ResponderExcluir