domingo, 24 de julho de 2011

Mangá – Classificações

Percebi que não faz sentido falar de um tema sem explicar suas subdivisões básicas, por isso resolvi redirecionar as minhas postagens por um tempo para explicá-las.
  • Começarei com os materiais impressos.

mangá

No Japão, geralmente os mangás são publicados primeiramente em revistas de mangá mensais ou semanais no formato de listas telefônicas, podemos citar como exemplos Afternoon, Shōnen Jump ou Hana to Yume. Essa antologia geralmente contém centenas de páginas e trazem capítulos de diversas séries diferentes. Elas são publicadas em papel-jornal barato e são consideradas descartáveis.


tankōbon

Tankōbon é um termo da língua japonesa para um livro que é completo em si próprio e não faz parte de uma série, embora a indústria de mangá use o termo para identificar brochuras em formato capa dura de capítulos que possam fazer parte de uma série. O termo pode ser usado para um romance, um trabalho não ficcional, um livro de economia, de dicas de beleza, um livro com fotografias, um catálogo com amostras de livros anteriores para exibição, etc.


bunkoban

Uma edição bunkoban é um típico volume de romance japones. Estes são geralmente do tamanho A6 (105 x 148 mm) e mais espessa do que um tankōbon, impresso em papel mais fino e de qualidade muito maior. Normalmente, têm uma nova capa projetada especificamente para o lançamento (no caso do mangá). Neste caso, um bunkoban tende a conter consideravelmente mais páginas do que um tankōbon. Assim, a edição de um mangá bunko consistirá em volumes menores. Por exemplo, Please Save my Earth foi publicado em 21 volumes tankobon, e então re-lançado em 12 volumes bunko. Se o mangá original foi um lançamento wideban, a liberação bunkoban geralmente terá o mesmo número de volumes. O termo é comumente abreviado em japonês apenas "bunko".


aizōban

Um aizōban é uma edição lançada para colecionar. Estes volumes geralmente são mais caros, pois foi gasto com características especiais, tais como: capas especiais criadas especificamente para a edição, papel especial usado para a capa, papel de qualidade superior, um estojo especial, e assim por diante. Aizōban são geralmente impressos em uma tiragem limitada, aumentando assim o valor e exigibilidade dessas poucas cópias feitas. O formato começou a fazer incursões no mercado dos EUA, com títulos como Fruits Basket e Rurouni Kenshin sendo relançado em formato aizōban. Geralmente só mangás mais populares (como Dragon Ball) são lançados neste formato.


kanzenban

O kanzenban é outro termo algumas vezes usado para designar este tipo de lançamento especial, geralmente possuindo tamanho A5 (148 x 210 mm). Normalmente reproduzem capas individuais para cada capítulo, páginas coloridas, e ao lado histórias de sua revista original, características que muitas vezes são omitidas ou convertido para tons de cinza nas versões tankōban padrão. Enquanto a denominação aizōban enfatiza o valor dos volumes, o termo kanzenban enfatiza a sua integridade, embora também seja reservada para mangás populares.


sōshūhen

O sōshūhen é um formato relativamente novo publicado pela Shueisha no início de 2008. A edição sōshūhen é do tamanho B5 (176 x 250 mm), maior do que um kanzenban, e similarmente reproduz páginas coloridas, incluindo uma variedade de extras, como posters e entrevistas. A maioria dos lançamentos são para mangás populares (em andamento), como Naruto ou One Piece. Eles também contêm muito mais páginas do que um tankōbon padrão e, consequentemente possuem volumes menores. Exemplo: Naruto - parte 1 foi originalmente publicado em 27 volumes tankobon, mas foi concluída em apenas 8 volumes sōshūhen.


wideban

Um wideban ou waidoban é maior (tamanho A5) do que um tankōbon regular. Muitos mangás, particularmente seinen e josei, são publicados em edições wideban após a serialização da revista, e nunca lançado em formato tankōbon que é comum em mangás shonen e shoujo. Quando uma série publicada originalmente em formato tankōbon é relançada em formato wideban, cada volume irá conter mais páginas do que na edição original, e, portanto, a série será composta menos volumes. Exemplo: Maison Ikkoku originalmente foi lançado em 15 volumes tankobon, mas foi republicada em 10 volumes wideban.


shinsōban

Um shinsōban é uma nova edição lançada (normalmente) com capa nova. Os volumes de tal costumam ter páginas coloridas e outros extras.


Desculpem qualquer informação trocada e/ou erro de digitação, as fontes eram em inglês (leia-se minha negação). Nas próximas postagens falarei sobre outros tipos de subdivisões mais conhecidas XD

Um comentário: