terça-feira, 8 de novembro de 2011

Segunda Geração - Atari 2600

Olá Suuuuuuupeer Leitores do Seven! Me desculpem o atraso, essa semana está uma confusão pois nesse sábado o Horo tem estréia de uma peça, mas vamos ao ponto, vocês lembram de quando conhecemos os primeiros ancestrais dos nossos vídeo games? Pois então se preparem, vamos avançar um pouquinho até a Segunda Geração e ver o quanto eles evoluíram, e começaremos com o Atari 2600.



O Atari 2600 foi projetado por Jay Miner, sendo lançado nos EUA em 1977 e no Brasil em 1983, e foi no Brasil um símbolo da cultura dos anos 80, foi muito vendido e ficou na memória de muitos que viveram nessa época!

O preço inicial foi de 199 dólares e tinha 9 títulos.

Na tentativa de competir diretamente com o Fairchild Channel F, a Atari chamou a máquina de 'Video Computer System' (ou VCS abreviando), pois o Channel F era nessa época conhecido como o VES, de Video Entertainment System.

O 2600 também foi apelidado SVA de Sears Video Arcade e vendido pelas lojas Sears-Roebuck.

Quando Fairchild ficou sabendo do nome dado pela Atari, eles rapidamente mudaram o nome de seu sistema para Channel F, porém, os dois sistemas estavam no meio de varias reduções de preços: os clones de PONG estavam obsoletos por essas máquinas mais novas e poderosas. Logo, muitas dessas companhias de clones estavam fora do mercado, e tanto a Fairchild como a Atari estavam vendendo para um público saturado de jogos Pong.

Em 1977, a Atari vendeu apenas 250 000 VCSs. Em 1978, apenas 55 000 de uma produção de 800 000 foram vendidos, e foi preciso ajuda financeira da Warner para cobrir prejuízos. Isso causou discordâncias e causou a saída do fundador da Atari, Nolan Bushnell, em 1978.

Uma vez que o público descobriu que era possível jogar jogos diferentes de Pong e os programadores aprenderam a alcançar os limites do hardware, o 2600 ganhou popularidade.

Nesse ponto, Fairchild tinha desistido do mercado, achando que vídeogame era um mercado de moda passageira. Dessa forma, a Atari pôde ocupar mais facilmente o então crescente mercado. Em 1979, o 2600 foi o presente de natal mais vendido, principalmente por seus jogos exclusivos. Milhões de consoles foram vendido esse ano.

A Atari licenciou o grande sucesso de arcade Space Invaders da Taito, o qual aumentou ainda mais a popularidade do console quando foi lançado, em maio de 1980, dobrando as vendas novamente para mais de 2 milhões de unidades vendidas.

O 2600 e seus cartuchos foram o maior fator por trás do gigantesco lucro da Atari, de mais de 2 bilhões de dólares em 1980.

As vendas dobraram novamente pelos 2 anos seguintes, com venda de quase 8 milhões de unidades em 1982.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Atari_2600


O jogo mais vendido deste console é ainda muito famoso na atualidade, falo de Pac-Man, foi um console muito famoso e a partir deste ponto já se tinha avançado para os cartuchos. Mas é importante saber que esse não é o primeiro a surgir na segunda geração, esse título é do Fairchild Channel, que nós iremos ver semana que vem.


Até lá Minna!


---------------------------------------------------------------------------


E aproveitando que eu já comentei que vou estreiar uma peça sábado (momento propaganda) quero convidar vocês pra assistirem o Horo, a peça se chama Refugo e é um drama escrito por Abi Morgan, venham ver o Horo, será dia 12, 13, 18, 19 e 20 de Novembro sempre as 20:30 no Fábrica das Artes em Americana-SP!


Rua: Dr. Cícero Jones, 146 - Vila Redher (Praticamente Centro) - Americana - SP


2 comentários:

  1. Eu nao acredito que vou ficar com aquela música na minha cabeça kkkk
    hey opina la no meu blog!

    ResponderExcluir